Campus Bambuí

PROCESSAMENTO DE CARNES E ABATE

01/02/2007 - 13h47   -   atualizado em 02/04/2008 - 07h19

A UEP - Processamento de Carnes e Abate foi fundada em 1985. Conta com duas unidades distintas, uma destinada ao abate de animais e outra para aplicação de métodos industriais.
Os métodos industriais são usados para a produção de derivados da carne como lingüiça, defumados, salsicha, almôndegas, apresuntados, hambúrguer e outros.
Os objetivos desta UEP são: a sua utilização para a realização de aulas práticas, desenvolvimento de pesquisa e processamento da matéria prima obtida no próprio CEFET.
Dentre os maquinários, podemos destacar a linha para abate de aves constando de: nória de abate, insensibilizador elétrico, túnel de sangria, escaldadeira, depenadeira, nória de evisceração, mesa para limpeza das aves, tanques para resfriamento, mesa para gotejamento e para embalagem.
Linha para abate de suínos constando de: insensibilizador elétrico, tanque para escaldamento, mesa de depilagem, trilhamento aéreo de evisceração, serra elétrica, mesas de desossa e de cortes.
Linha de abate de bovinos constando de: sistema de contenção do animal, insensibilizador pneumático, Guincho elétrico, plataforma de esfola, plataforma de evisceração, serra elétrica, mesas de desossa e cortes comerciais.
Constando de: mesas de manipulação, misturadeira, cutter, máquina para moer carne, serra fita para carne, embutideira, máquina para embalagem à vácuo, tambler, defumador, tanque de cozimento, máquina de fabricação de gelo.

IFMG - Campus Bambuí -  Caixa Postal 05  - CEP: 38900-000 - Contato
Icone XHTML 1.0 Strict Válido Icone CSS nivel 2.1 Válido
Design: Tales Henrique (Assessoria de Comunicação)