Técnico em Mecânica Automotiva

28/05/2008 - 07h52   -   atualizado em 09/11/2009 - 10h09

O que é o curso?
Oferece formação generalista no conhecimento da mecânica no que diz respeito à manutenção de automóveis na parte de suspensão, direção, transmissão, freios, componentes eletro-eletrônicos, injeção eletrônica e motores de combustão interna. No caso da modalidade proeja, paralelamente às habilidades técnicas, o aluno cursa os conteúdos do Ensino Médio.

Objetivos

• ­    Formar profissionais capazes de atender às necessidades ligadas à Mecânica Automotiva, de forma a contribuir para melhoria de prestação de serviços, aplicando técnicas apropriadas que impulsionem o desenvolvimento do setor na localidade e região.
  • ­    Desenvolver competências técnicas e gerenciais, preservando o equilíbrio entre aspectos teóricos e práticos, favorecendo a participação dos alunos em atividades produtivas e significativas do ponto de vista educacional.
  • ­    Formar profissionais capazes de absorver e desenvolver novas técnicas, atuando na melhoria da manutenção de veículos automotivos.
  • ­    Inserir o aluno em situações reais de trabalho, favorecendo a integração da escola, comunidade e setores de produção.
  • ­    Incentivar o desenvolvimento pessoal, sócio – cultural e de cidadania.
  • ­    Desenvolver princípios éticos e postura empreendedora.

Matriz curricular

1,5 ano (subseqüente)

Perfil do profissional
O técnico em mecânica automotiva deverá ser capaz de detectar defeitos em veículos automotivos, montar e desmontar os diversos sistemas de funcionamento, reparar defeitos mecânicos e eletro-eletrônicos, planejar e executar serviços de manutenção. Ainda gerenciar serviços e produtos de uma oficina mecânica, implantar serviços especializados de manutenção mecânica, desenvolver atividades de comercialização e marketing, e projetar ambientes de trabalho em mecânica.

Área de atuação
Concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, empresas de comercialização de equipamentos, acessórios e peças, setor de manutenção de empresas relacionadas com veículos automotivos.

Noturno

Coordenador: